Inaugurado em 30 de outubro de 1971, O Conservatório Estadual de Música “Lobo de Mesquita” há 50 anos vem obtendo sucesso no cumprimento de sua missão de ensinar e transmitir o conhecimento da música, arte e cultura a Diamantina e região.
Recebeu o nome em homenagem a José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, compositor, organista e regente nascido na Vila do Príncipe do Serro Frio (atual Serro) em c.1746 onde estudou música e atuou até c.1776, quando se transferiu para o Arraial do Tejuco (atual Diamantina). Em 1789 ingressou na Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo para qual foi organista até 1795, executando o órgão por Manuel de Almeida Silvas que lá se encontra ainda hoje. Até a década de 1940, era conhecido somente como organista quando manuscritos de suas obras começaram a ser encontrados. Até o presente, foram identificadas cerca de 85 obras de sua autoria. Foi o compositor que mais plenamente assimilou o estilo pré-clássico e aquele que certamente tornou-se o mais celebrado em Minas Gerais.
Localizado primeiramente à Rua da Glória 105, onde atualmente se encontra o Pronto Atendimento Santa Izabel, nesta cidade, o Conservatório Estadual de Música “Lobo de Mesquita” iniciou suas atividades tendo como disciplinas Teoria Musical, Canto Coral e aulas práticas dos instrumentos: Flauta Doce, Piano e Violão.
Sua primeira Diretora foi a Sra. Adalea Lessa de Andrade, (1970 a 1980) que muito se dedicou à fundação e organização nos primeiros anos da instituição.
Após seu mandato, assumiram a direção do Conservatório: Maria Eunice Ribeiro (1981 a 1985), Clarisse Moreira Lemos de (1986 a 1987), Maria Yolenita Pereira de Meira (1988 a 1996), Oraida Vitorino dos Santos (1997 a 2004), Maria de Lourdes Pereira da Silva (2004 a 2011), Vanessa Carballo Baracho Mota (2011 a 2015) e Dulce Helena Alves de Souza Lopes (2015 a 2017).
Atualmente, sob a direção do professor Felipe Leonardo de Almeida e da vice-diretora Fátima Hygina Santos Januário, atende anualmente cerca de 1700 alunos em Diamantina/MG, e também nas cidades de Gouveia, Serro e Itamarandiba/MG - com idade a partir de 6 anos - nos Cursos de Educação Musical e Curso de Educação Profissional Técnica em Nível Médio. Oferece os cursos de bateria, contrabaixo elétrico, flauta doce, flauta transversal, guitarra, percussão, piano, saxofone, teclado, trompete, violão, violino e violoncelo além de atividades como Artes Plásticas e Teatro. Desenvolve também Projetos de Extensão como o "Gurilata" (E.M. Jalira Lucchesi de Miranda), Projeto "Conservatório Na Escola" (E.E. Prof. Júlia Kubitschek e CTPMMG) e o "Projeto de Apoio às Bandas de Música" tendo atendido à Banda Mirim Prefeito Antônio de Carvalho Cruz, Banda Santa Cecília de São João da Chapada, Banda Sant'Ana do Inhaí, Banda Mirim de São Gonçalo do Rio Preto e Banda Mercês de Araçuai em Senador Modestino Gonçalves.
Em toda sua história, o Conservatório Estadual de Música “Lobo de Mesquita” sempre esteve presente nos diversos eventos culturais, religiosos e sociais de Diamantina e região, cumprindo sua nobre missão de proporcionar uma experiência transformadora: o aprendizado da música.
No ano de 2022, foi agraciado com a "Grande Medalha JK". A honraria, criada pela Lei 11.902/1995, se destina a homenagear personalidades e entidades que prestaram serviços relevantes à coletividade e contribuíram para o crescimento das instituições politicas e governamentais, para p desenvolvimento social e para a cultura e a história mineira e brasileira.